Novembro Azul: Por que a prevenção ao câncer de próstata importa?

  • 11/11/2019
  • 14:00
Novembro Azul: Por que a prevenção ao câncer de próstata importa?

Novembro Azul: Por que a prevenção ao câncer de próstata importa?

Neste mês acontece a campanha do Novembro Azul para conscientizar sobre o câncer de próstata - o segundo mais comum entre os homens. Apesar da doença poder ser fatal, ela é tratável se descoberta precocemente e hábitos saudáveis podem evitar o desenvolvimento do tumor. 

 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) explica que a doença é mais comum em pessoas com mais de 65 anos. Porém, dado a importância do diagnóstico precoce, é indicado fazer exames anualmente após os 40 anos. Para identificar a doença, são feitos exames de sangue (verificando o antígeno prostático específico) e exame de toque retal, porém a confirmação só é feita após a biópsia da próstata. É vital realizar esses exames já que o câncer de próstata é silencioso no ínicio, dando sinais somente após algum tempo instalado - quando as chance de sucesso do tratamento são menores. 

 

Se o tumor não se disseminar para o resto do corpo, ou se disseminar para estruturas próximas a próstata, a taxa de sobrevida é de aproximadamente 100%, de acordo com pesquisa realizada com pacientes entre os anos de 2008 e 2014 (Instituto Oncoguia). Por isso é tão fundamental a realização do exame anual e a conscientização sobre o assunto. É preciso dar atenção à saúde masculina!

 

Hábitos saudáveis podem evitar o desenvolvimento da doença

 

Segundo o Inca, ter uma boa alimentação, manter o peso corporal adequado, realizar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ajuda a prevenir o surgimento do câncer de próstata. Espalhe informação e realize seus exames de rotina, sua família, amigos e sua saúde agradecem este ato de cuidado!